21 de novembro de 2011

Complexo do Bateia: maravilha cristalina há 60 quilômetros da cidade.

Escorregador natural com águas cristalinas e adrenalina

Uma das belezas naturais de Barra do Garças é o Complexo do Bateira, que fica há aproximadamente 60 km do centro da cidade e por isso é pouco visitado. Apesar de se encontrar em propriedade particular, não é cobrada a entrada. O acesso é difícil, sendo possível apenas a entrada de motos ou carros com tração.
No decorrer do córrego tem 17 quedas d’água, porém três se destacam. Uma com 77 metros, outra de 60 metros e a principal que possui 86 metros de altura, que proporciona aos amantes de esportes radicais, principalmente o rapel, a possibilidade de uma bela descida, com muita adrenalina e emoção nas cachoeiras. Muitos estudantes se reúnem para passar o dia lá ou até mesmo realizar acampamentos e curtir o final de semana no complexo entre amigos. O visual é incrível com vários paredões de arenito. Uma particularidade do local são os córregos de águas cristalinas e potáveis. Em alguns lagos do Bateia, as águas são azul turquesa, devido à combinação das rochas de arenito e água cristalina.
O conjunto de cachoeiras conta também com a cachoeira da pedra furada; a terra dos gnomos, onde a praia, os poços e as cascatas são em miniatura; a cachoeira oculta, que se encontra no meio das matas; o escorregador natural; o lago verde e o caldeirão das bruxas.
O trajeto é composto por 43 km de rodovia asfaltada, a partir do centro da cidade, e mais 11 km de estrada de chão por dentro das fazendas, sendo 4km acessíveis apenas de moto ou carros com tração forte ou, para os mais bem dispostos, caminhada. O mais indicado é ir acompanhado de quem já conhece a trilha, pois o caminho é um tanto sinuoso.
O Bateia também é fonte de estudos de alguns universitários do município de Barra do Garças, que conta com os cursos de Biologia e Geografia, devido à grandeza diversificada em sua fauna e flora, e os seus relevos e formações de arenito, com seus paredões, cavernas e galerias de água subterrâneas. Uma bela fonte de estudo.
O local não possui infraestrutura nenhuma para acolher o turista, mas atrai vários aventureiros a fim de uma boa aventura, ou a população das cidades vizinhas afim de um lazer de fim de semana.
 É uma opção de diversão, estudo e turismo oferecida pela cidade.
Estudantes e aventureiros são os principais visitantes do Complexo.

_______________________________________
Texto: Carol Danelli
Fotos: Arquivo e Carol Danelli, respectivamente.

0 comentários: